O reconhecimento dos sinais e sintomas de um AVC e o rápido acesso ao tratamento são essenciais para salvar vidas e melhorar os resultados dos sobreviventes de um AVC. A conscientização da mensagem transmitida pelos Heróis FAST é a principal bandeira da Campanha Mundial de AVC e dos membros da WSO pelo mundo. No entanto, um público importante para esta mensagem que, tradicionalmente não é incluído nos programas de conscientização, é o público infantil.
Como a prevalência do AVC em crianças é muito mais baixa do que na população adulta, com o risco global atual de evento de AVC ao longo da vida sendo 1 em 4, fornecer às crianças o conhecimento básico sobre como reconhecer um AVC e o que fazer em uma emergência pode salvar vidas.
É por isso que, recentemente, a WSO aprovou o programa dos Heróis FAST e trabalhará para testar e avaliar esta iniciativa educacional nos jardins de infância, além de ajudar mundialmente na localização dos recursos e atividades para comunidades.
O programa dos Heróis FAST criou um programa educacional baseado em animações com um personagem central, Tiago, que se torna um dos Heróis FAST ao aprender como combater o Vilão Coágulo e salvar a vida dos seus Supervovôs (seus avós). Os recursos para uso em sala de aula são adequados para a idade e incluem materiais educativos, como animações curtas, atividades em classe e materiais para levar para casa e, literalmente, envolver a todos. Há até mesmo ideias para ajudar as escolas e comunidades a angariar fundos para ampliar a participação e criar, em longo prazo, programas mais sustentáveis.
Michael Brainin, Presidente da WSO, disse aos seus parceiros: “Estamos animados para testar este programa, que esperamos não apenas conter informações que salvam vidas, mas também nos ajudarão a entender como trabalhar melhor com crianças no apoio mais amplo da conscientização comunitária do AVC e dos FAST”.
Jan van der Merwe, líder do projeto da Iniciativa Angels na Europa que apoia o programa dos Heróis FAST, comentou: “Desde que lançamos a Iniciativa Angels, percebemos que há dois grandes pontos que precisam ser abordados de alguma forma. O primeiro é que os pacientes chegam muito tarde para o tratamento. Isso pode acontecer por falhas no diagnóstico ou por não considerarem os sintomas sérios o suficiente para justificar a ida ao hospital. O segundo ponto é que muitos pacientes percebem os sintomas, mas são internados em hospitais não equipados para atender um AVC. Esses dois erros resultam, com frequência, em sequelas de AVC muito piores. Para ajudar a solucionar esses pontos, a Iniciativa Angels apoiou o Departamento de Educação e Políticas Sociais da Universidade da Macedônia no desenvolvimento do programa dos Heróis FAST.
O AVC rouba vidas e, por meio do engajamento das crianças e suas famílias, podemos fazer algo para garantir que, quando o AVC ocorrer, estaremos o mais bem preparados possível. Isso pode fazer a diferença não apenas entre a vida e a morte, mas também entre “a vida como nós a conhecemos” e uma sobrevida com “sequelas incapacitantes permanentes”.
Os programas-piloto dos Heróis FAST serão lançados em parceria com membros da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization, WSO) em diversos países, como Brasil, Singapura e África do Sul. Para obter mais informações sobre a participação no programa dos Heróis FAST da WSO, entre em contato com campaigns@world-stroke.org