Voltar
EUROPA
A Iniciativa Angels recruta super-heróis

RECRUTAMENTO DE SUPER-HERÓIS

De acordo com a Organização Mundial de AVC, um a cada 4 de nós sofrerá um AVC na vida. A WSO também nos avisa que o AVC é tratável. Em muitos países, isso ainda não é uma realidade, já que pouquíssimos pacientes chegam a um hospital capaz de oferecer o tratamento correto, e menos pacientes ainda chegam a tempo de receber um tratamento que poderia ajudá-los a sobreviver ao AVC e sair do hospital andando por conta própria.

Nos últimos três anos, a Iniciativa Angels trabalhou com afinco para garantir que mais hospitais equipados para atender um AVC estejam disponíveis, de modo que os pacientes tenham acesso ao tratamento que merecem. Também estamos trabalhando duro para garantir que as ambulâncias levem os pacientes que tiveram um AVC apenas para esses hospitais e, quando isso acontecer, que tais hospitais possam oferecer os tratamentos mais adequados e da maneira mais eficaz.

É comum que os pacientes não percebam seus sintomas como sérios o suficiente para chamar uma ambulância e, em muitos casos, eles pedem ajuda primeiro para amigos, familiares ou clínicos gerais, e com, frequência não são aconselhados a chamar uma ambulância.

Precisamos então resolver dois problemas:

  1. Melhorar o reconhecimento dos sintomas mais comuns do AVC
  2. Ensinar à população em geral que o AVC é uma emergência e que, se esses sintomas aparecerem, é preciso chamar uma ambulância em vez de buscar ajuda de outra maneira.

Isto não é mesmo uma tarefa fácil. Considere, por um momento, que a idade média dos pacientes que tiveram um AVC é de 70 anos. Esta população não passa seu tempo nas redes sociais ou lendo blogs médicos. Sabemos também que não podemos apenas instruí-los, uma vez que a primeira reação deles já é pedir ajuda; mas também instruir seus amigos e familiares a quem possivelmente recorrerão quando ocorrer um AVC.

Quando tentamos resolver este problema, nos deparamos com alguns dados sociodemográficos que nos mostram que até 50% da faixa etária que estamos tentando educar cuidam dos seus netos todas as semanas. Isso acontece porque provavelmente os pais e mães trabalham ou porque é comum que várias gerações morem uma mesma casa. Isso nos deu uma ideia.

E se usarmos o netos como um veículo para educar os avós, amigos e família? Examinamos as casas dos avós e percebemos que, com frequência, eles têm penduradas na parede fotografias e pinturas dos seus netos. Pode ser a pintura a dedo mais horrível que existe, mas ela terá um lugar destinado na parede pelo seu valor emocional. Isso nos fez pensar que, talvez, pudéssemos usar isso, de modo que as crianças dessem aos seus avós um presente que pudesse instruí-los sobre o AVC, e que permaneça instrutivo por bastante tempo, uma vez que estarão exibidos na parede, junto com outras fotografias e desenhos.

Focar nos pais era mais fácil. Tudo o que precisávamos fazer era encontrar uma maneira de as crianças envolverem suas famílias, para que os familiares acessassem um site com elas, ou que levassem para casa coisas que aprenderam na escola.

O programa dos Heróis FAST, apoiado recentemente pela WSO, tem como objetivo abordar este tema por meio de um programa educacional baseado em animações com um personagem central, Tiago, que se torna um dos Heróis FAST ao aprender como combater o Vilão Coágulo e salvar a vida dos seus Supervovôs (seus avós).

Desenvolvido em parceria com o Departamento de Educação e Políticas Sociais da Universidade da Macedônia, o programa é uma campanha escolar direcionada a crianças com 5 a 8 anos de idade e consiste em uma vasta gama de atividades envolvendo quatro super-heróis. Distribuídas por um período de 5 semanas, essas atividades as ensinarão a reconhecer alguns dos principais sintomas do AVC e valorizar a importância de chamar uma ambulância, ligando para o 192 em caso de suspeita de AVC.

As crianças recebem a missão de educar ao menos dois Supervovôs. Todas as semanas, por 5 semanas, as crianças personalizarão cartões com mensagens educativas para seus dois Supervovôs, que serão enviados a eles no final do programa. Quando os Supervovôs os receberem, pediremos que pendurem os cartões na parede ou prendam na geladeira com outras fotos e imagens que já tenham.

Para orientar o resto da família, as crianças receberão cartazes para colocar em seus quartos e máscaras para brincar em casa. Queremos que os Heróis FAST fiquem visíveis nas casas e estimulem os pais a participar da brincadeira, pedindo que entrem on-line uma vez por semana para assistir a vídeos, responder algumas perguntas e ajudar as crianças a concluir suas missões.

O programa foi testado em jardins de infância da Grécia e os resultados das nossas primeiras implementações revelaram dezenas de crianças felizes, avós orgulhosos e pais com significativa melhora do conhecimento sobre AVC.

Os recursos para uso em sala de aula são adequados para a idade e incluem materiais de aprendizagem como animações curtas, atividades em classe, uma canção dos Heróis FAST e materiais para levar para casa para, literalmente, fazer a mensagem chegar em casa. Todos juntos! O programa oferece ferramentas com duplo papel: ajudar a passar um tempo de qualidade com a família e, fazendo isso, transferir conhecimento sobre AVC pelo aprendizado decorrente das atividades.

Um dos principais atrativos deste programa é a facilidade com a qual os indivíduos podem participar. Talvez você seja um médico ou enfermeiro que trabalha em um hospital equipado para atender um AVC e deseje atingir a comunidade, para que mais pacientes se dirijam aos hospitais adequados em tempo para o tratamento. Ou, então, talvez você conheça alguém que trabalhe em uma ambulância com experiência em atender escolas, ou pode ser que conheça um pai ou mãe com algum tempo livre, alguém que sobreviveu a um AVC que esteja associado a uma organização de apoio a pacientes que tiveram AVC; qualquer um deles pode se tornar um embaixador dos Heróis FAST.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site www.fastheroes.com e se registrar como um embaixador dos Heróis FAST. O time disponibilizará tudo que você precisar para implementar o programa na sua escola, como o material usado em sala de aula, site para os pais participarem e, até mesmo, alguns materiais de treinamento e apoio para você participar. Não queremos simplesmente realizar a campanha em uma escola. Queremos que um dia isso se torne parte da grade curricular anual. Por isso, estamos trabalhando para lhe fornecer ideias sobre como tornar a campanha financeiramente sustentável por meio de propaganda, arrecadação de fundos, etc.

Atualmente, os materiais dos Heróis FAST estão disponíveis localizados (número de emergência e idioma) para a Rússia, Letônia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Brasil, Canadá, Islândia, África do Sul, Singapura e Taiwan. Conforme cresça o interesse, esperamos expandir nossa abrangência.

Nós, da Iniciativa Angels, acreditamos no empoderamento das pessoas, para que façam tudo cada vez melhor, agora e no futuro. Assim, oferecemos ferramentas para melhorar o tempo até que o paciente receba o tratamento ou sua proficiência na interpretação de uma tomografia computadorizada. A campanha dos Heróis FAST é a solução que oferecemos para que você aborde o problema de conscientização comunitária do AVC.

Juntos, podemos salvar o mundo: um Supervovô de cada vez.

 

Próximo
Anterior
X
SOBRE

CONHEÇA OS HERÓIS

CAMPANHA EM AÇÃO 

COMUNIDADE

SOCIAL
<
ITEM COMPRADO!
VOCÊ NÃO TEM MOEDAS SUFICIENTES!
VOCÊ NÃO TEM DIAMANTES SUFICIENTES!
Powered by Translations.com GlobalLink Web Software