Cheios de paixão e com uma visão única, um time formado por profissionais de saúde e especialistas em educação do Departamento de educação e políticas sociais da Universidade de Macedônia, na Grécia, começou a trabalhar com a Iniciativa Angels. Uma equipe precisa de um nome. Como a missão desta equipe era desenvolver os elementos educacionais escolares da campanha dos Heróis FAST, eles se denominaram a Liga dos supervovôs (SGL).
Até então, a Iniciativa Angels havia sido muito bem sucedida no apoio à comunidade médica para melhorar os cuidados dos pacientes que tiveram um AVC. Isso foi feito ajudando a criar novos hospitais habilitados para o tratamento de AVC nas regiões necessárias. A Iniciativa Angels também auxiliou os hospitais habilitados para o tratamento de AVC a aperfeiçoar seus tratamentos e a trabalhar em sinergia com os serviços de ambulância, de modo a melhorar o diagnóstico de AVC e garantir que pacientes que tiveram um AVC fossem encaminhados apenas a hospitais habilitados para o tratamento. O desafio final foi iniciar um processo sistemático de instrução da população em geral para capacitar as pessoas a identificar os sintomas mais comuns do AVC e assim possam chamar uma ambulância quando esses sintomas aparecerem. Como os pacientes que têm um AVC são normalmente idosos (idade média de 70 anos), a equipe estabeleceu sua visão de “Salvar o mundo – um Supervovô de cada vez”.
Para concretizar esse pensamento, precisávamos que as crianças se divertissem, se mantivessem ativas e aprendessem. Mas também era necessário que elas abraçassem a missão de ensinar a seus pais e avós o que aprenderam.
Após o desenvolvimento da experiência de cinco semanas, a equipe da SGL estava pronta para seu primeiro teste: apresentar a campanha para as crianças!
Em dezembro de 2018, a equipe da SGL convidou algumas famílias para participar de uma série de simulações, com o objetivo de testar a resposta das crianças e fazer um ajuste fino nos elementos educativos da experiência de cinco semanas. Pode-se observar abaixo uma série de fotos mostrando os primeiros Heróis FAST sendo treinados nas simulações. A equipe da SGL aprendeu muito, as crianças se divertiram bastante e, o mais importante: elas estavam bem entusiasmadas para contar aos pais tudo que aprenderam. Missão cumprida!
A primeira escola em Tessalônica a implementar o programa, a Anatolia High School, representou uma experiência incrível porque os Heróis FAST oficialmente abraçaram a causa de “Salvar o mundo – um supervovô de cada vez”. Até mesmo o psicólogo infantil ficou impressionado com a forma como o conteúdo foi organizado e o quanto as crianças regiram positivamente a ele.
Desde então, 383 crianças e suas famílias, localizadas em três cidades (Tessalônica, Alexandrópolis e Atenas), treinaram crianças mais novas na missão de educar seus pais e avós como Heróis FAST.
O projeto dos Heróis FAST nunca esquecerá esses primeiros momentos, quando este projeto maravilhoso deu seus primeiros passos em direção a esta grande missão!
Jardim de infância do colégio Anatolia, janeiro-fevereiro de 2019