SELECIONE A SEÇÃO
1
O que causa o AVC
2
O que podemos fazer para evitar AVCs
3
Tratamento para um AVC agudo
4
Você sabia que
5
Sobre
Volte para a página Sobre
Progresso
0%
Concluído
O que causa um AVC

AVCs hemorrágicos não são tão comuns e perfazem cerca de 15% de todos os AVCs. 

Na maior parte dos casos, um AVC é, portanto, resultado de um coágulo que bloqueia uma artéria do cérebro.

Se você quiser se proteger contra um AVC, provavelmente deve estar se perguntando como se forma este coágulo e o que fazer para evitar isso. Em termos bem simplificados, os coágulos de sangue são causados, na maioria dos casos, por uma das duas situações: Artérias doentes e sangue que coagula mais do que o normal.

Artérias doentes

Você já deve ter ouvido falar no termo aterosclerose. Se nunca ouviu falar, tudo bem, esse é o termo médico para a doença de uma artéria.

Pense em suas artérias como uma mangueira de jardim.

A torneira é o seu coração, que bombeia líquido para dentro da mangueira (suas artérias). A única diferença entre as suas artérias e a mangueira do jardim é que o líquido (sangue) não sai do sistema. Ele se mantém na circulação e entrega oxigênio e nutrientes onde for necessário.

Imagine agora o que acontece se essa sua mangueira ficar fechada na extremidade e a pressão que entra vinda da torneira for aumentando. Como o líquido não consegue escapar, a pressão começará a aumentar. Por um tempo não muito longo, a mangueira deve ser elástica o suficiente para suportar o aumento da pressão; mas se isso se prolongar por muito tempo, a mangueira começará a rachar. Principalmente se a mangueira pressurizada for deixada ao sol, pois acabará ficando ressecada e sem elasticidade. 

 

É exatamente igual ao seu sistema arterial.

Se a pressão nas artérias aumentar por algum motivo (por exemplo, quando seu time marca um gol), suas artérias podem lidar com isso porque são elásticas. No entanto, se a pressão aumentada se mantiver por um período longo, anos e anos, o estresse constante poderia resultar na formação de pequenas rachaduras nas paredes das artérias.

Por sorte, seu corpo tem algo que serve para consertar essas rachaduras. É o colesterol. Precisamos do colesterol porque ele conserta a parede das células e o dano causado pela pressão arterial alta, como no exemplo acima.

O ponto é que, se o problema de pressão persistir, ou se você tiver muito colesterol, a pequena lesão pode agora acumular mais colesterol. Outras substâncias também podem se juntar e, como resultado, a parede da artéria vai ficando mais grossa e menos elástica. Tanto que, se isso persistir, a artéria poderia ficar completamente bloqueada. O que acontece às vezes é que esta placa, que é formada na parede da artéria, pode se tornar instável e se soltar, navegar pela corrente sanguínea e bloquear uma artéria em alguma área do seu cérebro. 

Português
Brasil
Português
Brasil
Bulgária
Canadá
Padrão
Geórgia
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Cazaquistão
Lituânia
Moldova
Polônia
Portugal
Romênia
Federação Russa
Singapura
Eslováquia
África do Sul
Espanha
Taiwan, Província da China
Ucrânia
Emirados Árabes Unidos
Uzbequistão
FAÇA PARTE

SOBRE

CONHEÇA OS HERÓIS

CAMPANHA EM AÇÃO

COMUNIDADE

SOCIAL
ITEM COMPRADO!
VOCÊ NÃO TEM MOEDAS SUFICIENTES!
VOCÊ NÃO TEM DIAMANTES SUFICIENTES!
Powered by Translations.com GlobalLink OneLink Software